sexta-feira, 29 de junho de 2012

Salmorejo


Com esta onda de calor que aí anda, o corpo (e a alma) pedem coisas frescas, líquidas, e que alimentem. Portanto, uma sopa fria é sempre uma boa solução.
Confesso que tenho alguma reticências em relação às sopas frias, reticências essas que tento contrariar nos tempos quentes, mas fora o gaspacho, as outras deixam-me sempre um pouco desconfiada (embora já tenha feito algumas e as tenha apreciado).
Quanto a esta, em particular, embora já tenha ouvido falar dela há algum tempo, ainda não tinha experimentado este repasto originário de Espanha. A receita agradou-me bastante e vou repetir com certeza com os muitos tomates que não faltam lá em casa durante os meses de verão.
Fiz a receita baseada em várias que vi, mas especialmente na do blogue Outras Comidas. Aconselho a leitura do post original onde se explicam várias especificidades do prato.

Ingredientes:
5 Tomates grandes
3 fatias de pão
1 dente de Alho pequeno (retirar o veio, se ele for muito verde)
Água fria
Azeite q.b.
Sal q.b.
Vinagre q.b.
(Ovo Cozido / lascas de Presunto)

Modo de Preparação:
Torrei ligeramente as fatias de pão e deixei-as assim por cerca de 30 minutos, para ficarem duras e ser mais simples triturar o pão. Depois de seco, coloquei o pão no copo da Bimby e triturei por uns segundos na velocidade 7. Juntei o tomate cortado em pedaços pequenos (várias receitas que vi indicavam que deveria ser tomate pelado, mas eu não tirei a pele), juntei o sal, um copo de água e voltei a triturar (2 min./vel.7) até obter um creme homogéneo.
Junta-se o azeite e o vinagre, mistura-se ligeiramente (20 seg./ vel 4), e prova-se. Acertam-se os temperos e leva-se ao frigorífico a refrescar.
Serve-se com ovo cozido muito picadinho por cima e/ou lascas de presunto curado.

Sem comentários: