sexta-feira, 27 de julho de 2012

Puré de Batata com Alho Francês e Pesto

Por mais que tente variar nos pratos, às vezes fico com a impressão de que os acompanhamentos são sempre a mesma coisa: massa, arroz, batatas, arroz, batatas, massa...
Ontem resolvi andar à procura de alguma coisa diferente para fazer, e deparei-me com esta receita no livro da Susana Gomes. Engraçado como esta nem era uma receita que eu, à primeira vista, tivesse marcado para fazer. Mas ontem saltou à vista. E como até tinha 1 alho francês a precisar de ser usado no frigorífico, resolvi experimentar. Fiquei encantada,devo dizer. Estava mesmo muito saboroso. Alterei um pouco as quantidades da receita original, porque só tinha 1 alho francês (mas não deve ter ficado muito diferente do original. Quanto ao pesto, podem fazer em casa (têm aí o link) ou podem usar de compra. Eu usei de compra. Costumo ter sempre um frasquinho em casa porque é um molho muito, muito prático, que desenrasca qualquer refeição em minutos, sendo apenas necessário cozer massa, misturar o pesto e lascar umas fatias de parmesão.
Mas, já chega de outras receitas, vamos a esta, que é a protagonista:



Ingredientes:
450 gr de Batatas
1 Alho Francês - parte branca
1 dente de Alho
2 c. sopa de Manteiga
160 gr. de Leite
1 c. sopa de Pesto
50 gr. de Parmesão
Sal e Pimenta moída na hora q.b.

Modo de Preparação:
Coloca-se o queijo no copo da bimby e rala-se por uns segundos (vel. 9). Retira-se e reserva-se.
No copo coloca-se o alho e o alho francês lavado e cortado em pedaços e tritura-se (6 seg./vel.6). Junta-se 1 c. sopa de manteiga e leva-se a refogar (5 min./100º/vel.1). Enquanto refoga descascam-se as batatas e cortam-se em cubinhos. Junta-se ap alho francês, acrscenta-se o leite e leva-se a cozer (35 min/90º/vel.1).
Quando estiver cozido, acrescenta-se a restante manteiga, o queijo, o pesto, sal e pimenta e reduz-se tudo a puré (20 seg./vel 4).
Ao servir, coloca-se por cima uma colher de chá de pesto.

Fonte: Gomes, Susana, Velocidade Colher . Entre Tachos e Bimby, pag. 43, ed. Vorwerk, 2011

Sem comentários: