quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Arroz de Amêijoas


A minha mãe costumava fazer este arroz há uns anos. Se não estou em erro, era mais com berbigão, que com amêijoas, mas o modo de fazer é idêntico. Depois, não sei porquê, deixou de fazer, pelo menos com tanta frequência. Ela diz que eu, quando era pequena, lhe chamava arroz de bichos. E gostava! E comia! O que, nessa altura, era uma valente vitória!
Um destes dias fiz amêijoas à bolhão pato, e não as comemos todas. Das que sobraram, fiz este arroz, que foi acompanhar um peixe frito. A receita abaixo explica como se faz o arroz sem ser aproveitando bivalves já cozinhados mas, se for para aproveitar, basta saltar a parte em que se abrem em água. Apenas tive que retirar o miolo e descartar as conchas, aproveitei o molho, ao qual juntei água e o arroz.

Ingredientes:
Amêijoas limpas de areia (demolhar em água do mar algumas horas)
Arroz
Azeite
Alho
Coentros
Sal

Modo de Preparação:
Num tacho coloca-se água (o dobro em relação ao arroz que se vai usar). Quando ferver, junta-se as amêijoas para abrirem. Quando estiverem abertas retiram-se com uma escumadeira, e reserva-se a água à parte. Retira-se o miolo das amêijoas e fica também reservado.
No tacho coloca-se azeite e alho laminado, e vai a refogar. Quando estiver dourado juntam-se as amêijoas, a água reservada e o arroz. Tempera-se com sal, juntam-se os coentros picados, e vai a cozer em lume baixo até ficar seco.

Sem comentários: