quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Risotto de Salmão e Lima



Embora já tenha feito alguns risottos, tenho-os feito sempre na Bimby, seguindo religiosamente as receitas que vou encontrando, para que não falhe nada. Esta foi a primeira vez que cozinhei um risotto num tacho, mexendo sempre, adicionando o caldo à medida que o arroz assim pedia... Adorei o processo. E adorei também o resultado.

Ingredientes:
Salmão (usei 1 parte do rabo)
Caldo de Peixe (fiz aproximadamente 1 litro, mas não usei todo)
300 gr. de Arroz para risotto
1/2 Cebola
1 dl de Vinho Branco
1 Lima
30 gr de Manteiga
Queijo parmesão
Azeite
Salsa
Oregãos
Sal e Pimenta

Modo de Preparação:
Tempera-se o salmão com sal, pimenta, sumo de meia lima e oregãos, e leva-se a grelhar numa frigideira de nervuras (como usei uma parte do rabo, escalei primeiro o peixe, tirei a espinha, depois temperei e levei a grelhar) e desfa-se em lascas depois de grelhado.
Prepara-se o caldo de peixe e reserva-se.
Num tacho coloca-se a cebola e o azeite e vai a refogar. Junta-se o arroz e, a pouco e pouco, à medida que vai evaporando, o vinho, mexendo sempre. Quando o vinho acabar, vai-se repetindo o processo, mas com o caldo preparado. Quando o arroz estiver cozido retira-se do lume, junta-se a manteiga, o parmesão ralado, o sumo da restante lima e envolve-se . Polvilha-se com salsa picada e serve-se de imediato.

Fonte: Frango do Campo - Aqui

Sem comentários: