quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Migas do Jalha


O Jalha era o meu pai. Não havia muita gente que o chamasse assim... Creio que o chamavam assim quando ele era pequenino, e eu descobri anos mais tarde e achei tanta piada que comecei a usar a alcunha. Chamava-o assim, ou Jalhita!! Com muito, muito carinho...
O meu Jalhita fazia umas migas que eu adorava mas que eu nunca aprendi. Infelizmente, o meu Jalha já não está entre nós, e esta receita foi a minha mãe que me disse que era assim que ele fazia (embora ela nunca fizesse como ele porque nunca tinha tempo ou paciência para demorar o tempo que ele demorava a fazê-las.)

Outro dia fui fazê-las para matar, um bocadinho, a imensa saudade...

Ingredientes:
1 pedaço de Toucinho (ou toucinho entremedo ou 1 entremeada)
Pão alentejano duro 
Azeite 
2 Ovos 
Sal q.b.


Modo de Preparação:

Corta-se o pão em fatias finas. Colocam-se num tacho com água a tapar, tempera-se de sal e vai a cozer. Coze-se até o pão ficar mole e esmigalha-se com um garfo.  
Corta-se o toucinho aos cubinhos e frita-se em azeite numa frigideira. Junta-se o pão esmigalhado e por fim dois ovos batidos, envolvendo muito bem.

Sem comentários: