quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Das Manualidades



Desde pequena que não sou estranha a coisas que chamo Manualidades, para não chamar Lavores, porque não gosto da palavra. Fazer malha, renda e, até, costura, nunca me foram coisas estranhas, embora esta última não tenha tido nunca grandes experiências,  mas a minha avó materna, que viveu comigo, tinha uma máquina (que não gostava muito que eu mexesse)e lá me ensinou a pôr a linha e a costurar a direito!

Nas outras coisas foi bem mais interventiva. Tanto ela como a minha mãe me ensinaram, em pequenina, a bordar, a fazer malha e crochet.
Mas à medida que fui crescendo, fui perdendo o interesse por essas coisas. O interesse, volta e meia, reaparecia e lá começava qualquer coisa, mas rapidamente desaparecia e creio que os únicos trabalhos deste género que concluí, foram os que fiz em criança.

Desde há um tempo para cá comecei a seguir alguns blogues muito interessantes de crafters (não gosto nada de não encontrar nenhuma palavra adequada para isto em português, mas a verdade é que artesãs, não é a mesma coisa), com ideias mais actuais para usar as técnicas que eu já tinha aprendido em pequena, e muitas, mesmo muitas ideias para projectos de costura.

A certa altura, as ideias já eram tantas que tive mesmo que começar. Fiz um pequeno curso de costura, comprei uma máquina, e comecei a fazer coisas.

Como estava grávida, na altura, as primeiras coisas que fiz foram para o meu bebé! Uns babetes com uns tecidos muito giros, uma almofada para a cadeira de amamentar e o mais difícil de tudo, mas que me deu um enorme prazer, foi uma manta de retalhos.
Ainda cá tenho que pôr umas fotos desse projecto...

Desde então já fiz mais duas mantinhas, para oferecer a duas amigas que tiveram os bebés este ano e agora estou a fazer uma outra para uma pequenina linda, filha de uma amiga muito querida.

Com isto, e como a mudança estava já anunciada, oficializo a entrada de outros tópicos de assunto cá no blogue, e abro a etiqueta "Costura", onde espero poder mostrar as coisas que vou fazendo.

Esta é uma manta de triângulos e gosto muito das cores. Ainda está apenas 1/3 do topo concluído, mas fica aqui uma amostra do que tenho feito

Sem comentários: