segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Labneh


Sigo o blogue Little Upsidedown Cake, da Sanda, há algum tempo, já. É maravilhoso, tanto nas receitas publicadas, como nas histórias ou nas fotos!
E desde que vi esta receita que está marcada para fazer. Por algum motivo, ia sempre deixando passar as oportunidades, e ainda não a tinha experimentado... Ai, se eu soubesse como é bom!! No outro dia olhei para os iogurtes no frigorífico e pensei "De hoje não passa".
Ficou óptimo e, ainda por cima, tivemos a sorte inesperada de receber uns amigos cá em casa e o Labneh foi direitinho para a mesa! Eles também e gostaram e pediram a receita. Para a Vânia e o Diogo, e para quem a apanhar, aqui fica a receitinha deste tipo de queijo feito de iogurte.

Ingredientes:
3 iogurtes naturais
Flor de Sal
Azeite de qualidade
Pimenta preta em grão
Casca de limão
1 Ramo de Alecrim fresco

Modo de preparação:
Num pano de algodão, ou num escorredor com um filtro por cima dos buraquinhos (eu usei um daqueles paninhos de absorver o óleo dos fritos), colocam-se os iogurtes temperados com sal e deixam-se a escorrer o soro durante 24 horas (eu coloquei no frigorífico, com um recipiente por baixo, para recolher os líquidos que vão saindo).
Passado este tempo coloca-se num frasco, ou um outro recipiente que possa tapar-se, algumas bolas feitas com colheres e cobre-se de azeite. Alternei com camadas de temperos. Ia colocando o azeite, algumas bolinhas de Labneh, uns grãos de pimenta, e o alecrim, mais azeite, mais labneh, e assim, até o preparado se esgotar.
Eu usei esta mistura de temperos, mas isso está ao cargo do gosto e da imaginação de quem o faz.
Deixei por um dia, para os sabores se misturarem e provei no outro. Como disso, estava divinal!!


Mais sobre labneh aqui

Fonte: Little Upsidedown Cake - Aqui

1 comentário:

Telita disse...

Deve ser delicioso! :)