quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Bolo Formigueiro para Bolo de Aniversário do Diogo

Não sou fã de bolos muito compostos. Não gosto de bolos decorados com pasta de açúcar e, sinceramente, não os acho nada adequados a crianças, devido ao exagero de açúcar que contêm!
Consigo ver o trabalho que dão, e dou os devidos créditos aos artistas que fazem alguns deles. Há, de facto, coisas extraordinárias! Mas cá em casa, não me via a ter um desses bolos. Pelo menos, enquanto ainda sou eu e o pai a decidir sozinhos, sem nenhum pressão por parte da criança!
Por isto, quando decidi ser eu a fazer o bolo para a festa de aniversário do Diogo, decidi que queria um bolo mais simples e que se visse que era caseiro. Que não tivesse grandes quantidades de creme, mas que conseguisse ser bonito, pela sua simplicidade, e valesse pelo sabor, em vez de valer pela imagem!
Creio que consegui!
Mas a verdade é que era difícil falhar, uma vez que fui procurar a receita num local maravilhoso, como é o Flagrante Delícia, da Leonor de Sousa Bastos.
Aumentei em metade a receita, porque era para cerca de 20 pessoas e tive medo que não chegasse. Foi suficiente e toda a gente adorou. Fiz da forma que se segue.

Ingredientes:
Para o Bolo
375 gr. de Açúcar
300 gr. de Manteiga sem sal
360 ml. de Natas
115 gr. de Coco Ralado
6 Ovos
375 gr. de Farinha
2 c. ch. de Fermento
150 gr. de Chocolate Granulado (daquele que se usa para cobrir os brigadeiros)

Para a Cobertura
112 gr de Açúcar
75 gr. de Natas
75 gr. de creme de Coco (usei este, da marca Consumers Pride, comprada no Jumbo; é uma embalagem de cartão que contém uma saqueta e o creme é pastoso*)

Modo de preparação:
Colocar o forno a aquecer a 180º.
Num recipiente grande coloca-se a manteiga, um pouco derretida,para facilitar, e o açúcar, e bate-se muito bem. Adicionam-se as gemas dos ovos e bate-se novamente. Juntam-se as natas e o coco ralado e bate-se.
Num outro recipiente batem-se as claras em castelo e, quando estiverem prontas, incorporam-se no preparado com cuidado.
Junta-se o chocolate granulado, mistura-se bem na massa e deita-se tudo numa forma redonda sem buraco, previamente untada com manteiga.
Vai ao forno até estar cozido (cerca de 40 minutos). Atenção que como o bolo leva muita manteiga e as natas, pode parecer que não está cozido porque fica com um ar, principalmente no centro, de que o bolo está cru mas é necessário fazer o teste do palito. Se o palito vier seco, o bolo está cozido. Retira-se e deixa-se arrefecer.
Quando estiver frio, ou quase frio, desenforma-se e coloca-se no prato onde vai ser servido.
Na bimby coloca-se o açúcar para a cobertura e pulveriza-se (vel. 9). Junta-se o creme de coco* e as natas e mistura-se tudo até estar um creme homogéneo (30 seg./vel.5). Logo que esteja pronta, cobre-se o bolo com esta cobertura, espalhando-a por tudo o bolo ou apenas pelo topo, conforme a preferência.


* - (Nota posterior:) Houve quem tenha feito com outras marcas mais líquidas de creme de coco. Nesse caso, segundo me disseram, a consistência ficou mais líquida e, consequentemente, mais difícil de aplicar e resultar naquele creme como o da fotografia. Nesse sentido, se o creme de coco que conseguirem encontrar for muito líquido, aconselho a juntarem primeiro o açúcar com as natas e depois irem acrescentando, gradualmente, o creme de coco, para ficarem com a consistência apropriada à função de cobrir o bolo.)

4 comentários:

Claudia bettencourt disse...

Vou fazer, parece ser delicioso! E fácil. Beijos: Claudia

Ana Fonseca disse...

Faz, sim, querida!! Ficou muito bom!!

croque disse...

Olá Ana, Tem um aspecto delicioso ;) Estou tentada em fazer...
Se fizer o bolo de véspera, será melhor fazer a cobertura no próprio dia ou fica bom se for guardado no frigorífico?
Bjs

Ana Fonseca disse...

Bem vinda, Cláudia!! :) Podes fazer na véspera, sim. Deixar no frio é sempre mais seguro, mas se a temperatura do ar não estiver muito elevado, não fará mal ficar 1 dia cá fora... :) beijinhos