quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Sopa(s) de Beldroegas


Outro dia fui ao mercado de produtores cá em Faro. Ainda é pequenino, começou há pouco tempo, mas espero que cresça. Embora tivesse poucas bancas encontrei lá umas coisinhas bem apetitosas que trouxe comigo para casa. Umas abóboras hokaido, que adoro usar para assar no forno com cenouras e cebolas roxas, com azeite, sal e vinagre balsâmico, umas maçãs pequeninas e dulcíssimas, e um grande e viçoso molho de beldroegas, com o objectivo de fazer uma sopa de beldroegas à alentejana.
Embora eu seja alentejana, creio que nunca comi uma dessas sopas com tanta fama e andei a pedir receitas para encontrar aquela receita mais honesta, sem invenções demais e que se aproximasse o mais possível da tradicional.
Vi-me com duas receitas na mão e o que fiz foi misturar as duas e arranjar a minha.
Fiz a sopa e, nem vos digo, estava deliciosa!!! Não sobrou nadinha!!

Ingredientes:
1 molho de Beldroegas
3 Ovos
3 Batatas
(pão alentejano para juntar)
1/2 Cebola
1 dente de Alho
1/4 de chouriço de qualidade
Azeite
Sal

Modo de Preparação:
Preparam-se as beldroegas, ou seja, retiram-se as folhas e os pequenos ramos para lavar, e descartam-se os caules mais grossos, ou a parte mais grossa dos caules. Reserva-se.
Num tacho coloca-se azeite e frita-se o chouriço em rodelas finas. Retira-se o chouriço, que se reserva e, usando o azeite que está no tacho, faz-se um refogado juntando a cebola em meias luas e o alho picadinho. Quando o alho estiver lourinho juntam-se as batatas descascadas e cortadas em rodelas. Envolve-se muito bem, tempera-se com sal e junta-se água em quantidade generosa. A ideia é acrecentar ainda as beldroegas, escalfar os ovos e ainda sobrar bastante caldo para o caso de se querer juntar pão, como eu fiz. Por isso, é melhor não pouparem na água!
Depois de ter as batatas já um pouco cozidas acrescentam-se as beldroegas preparadas, deixa-se cozer um pouco (elas cozem rápido) e juntam-se os ovos abertos para escalfar. Tapa-se o tacho até estarem escalfados no ponto desejado.
No prato colocam-se umas lascas de pão (o mais fino que se conseguir), e serve-se a sopa por cima. Depois disto, é comer, acompanhando com o chouriço frito reservado!

Sem comentários: