segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Arroz de Peixe



Dizer que este arroz é malandrinho, é dizer pouco. Gosto deste prato mesmo caldoso, um meio caminho entre o tal arroz malandro e a sopa de peixe. Faz-se muito depressa, leva apenas uma posta de peixe, e fica tão, tão bom... comer isto quase parece pecado! mas não é!

Ingredientes:
1 posta grande de Peixe (costumo usar daquelas postas congeladas que se vendem individualmente, normalmente Perca do Nilo)
2 mãos-cheias de Arroz carolino
1/2 Cebola
1 dente de Alho
Azeite q.b.
2 c. sopa de Polpa de Tomate
5 ou 6 tiras finas de Pimento Verde
Coentros frescos q.b.
Sal q.b.
(Limão
Molho Picante)

Modo de Preparação:
Coze-se a posta de peixe em água abundante e sal. Quando estiver cozida, retira-se, reserva-se e reserva-se também a água da cozedura.
Num tacho coloca-se a cebola cortada em finas meias luas, e o azeite e leva-se a refogar. Acrescenta-se o olho picadinho, que se deixa alourar, depois junta-se a polpa de tomate e o pimento, e continua a refogar mais um tempo. 
Acrescenta-se o arroz, incorpora-se no refogado por uns minutos, e junta-se dois copos da água reservada e coze em lume médio. Não consigo precisar qual a quantidade exacta de água utilizada depois mas a ideia é ficar um prato caldoso, como referi. Vai-se verificando a cozedura do arroz e o líquido, acrescentando água se necessário. Enquanto o arroz coze, desfaz-se o peixe em lascas.
Quando o arroz estiver cozido junta-se o peixe, e polvilha-se com os coentros picados.
Depois de servido pode juntar umas gotas de picante e um fio de sumo de limão. Bom proveito!

Sem comentários: