quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Doce de Tomate

Doce de Tomate é, possivelmente, o meu doce preferido. Sabe-me a infância e será uma das minhas memórias mais antigas ver a minha mãe a mexer uma enorme panela de doce de tomate para conseguir preservar o tomate que vinha em abundância de uns tios paternos que o produziam. Lembro-me da imagem, do cheiro e do sabor!
Outro dia, e aproveitando os últimos tomates da época deles, fiz mais uns frasquinhos. Uns para cá, outros para oferecer no Natal.
Fica a receita.

Ingredientes:
850 gr. de Tomate
600 gr de Açúcar
1 Limão
1 Pau de Canela

Modo de Preparação:
No copo da Bimby coloca-se o tomate cortado grosseiramente (só retirei a parte do pedúnculo), o açúcar e o limão descascado, sem a parte branca, e descaroçado. Tritura-se tudo uns segundos na velocidade 5. Junta-se a canela e vai a cozer por 20 minutos na velocidade 1 inversa, temperatura varoma. Passado este tempo, retira-se o copo medidor, coloca-se o cesto por cima, para evitar salpicos (devo dizer que isto não evita os salpicos. De cada vez que faço esta compota fico com a cozinha quase toda salpicada de doce de tomate, mas imagino que sem o cesto por cima do copo, devia ser muito pior!) e vai a cozer por mais 20 minutos, na mesma temperatura e velocidade.
Depois de pronta coloca-se em frascos previamente esterilizados (eu costumo ferver água e colocá-los de molho por uns minutos, na água fervida), tapam-se os frascos e viram-se de cabeça para baixo para que crie vácuo.

Fonte: Livro Base da Bimby, Edições Vorwerk, pag. 98

Sem comentários: